top of page

A importância do gerenciamento de compras na empresa


A gestão de compras é uma ferramenta essencial para apoiar uma das principais razões da existência de uma empresa: a geração de lucros. Fazer o acompanhamento minucioso de tudo que é comprado, bem como ter uma excelente estratégia de relacionamento com fornecedores e potenciais fornecedores é um diferencial das empresas competitivas. E competitividade deixou de ser algo teórico há muito tempo. Somente as empresas competitivas se mantém no mercado, sejam quais forem os seus portes ou os segmentos em que atuam.

O gerenciamento estratégico de compras vai desde a avaliação constante da carteira de fornecedores - e aqui não estamos falando apenas de preço, mas também de como estas empresas fornecedoras estão de acordo com os valores da organização contratante -, passando pela negociação de preços e prazos de entrega, controle de contratos, até o controle do estoque.

Outro ponto importante dentro da gestão de compras é o acompanhamento de contratos. Com uma abordagem mais estratégica, é possível prever e projetar geração de receita e redução de custos com uma boa gestão de contratos. Estipular contratualmente preços e prazos de entrega, muitas vezes, pode ser vital para o controle de suprimentos.

Do ponto de vista operacional, as empresas com boa gestão de compras ganham tempo - uma vez que o fluxo dos processos está “redondo”, perde-se menos tempo com retrabalhos, redundância de informações e reparação de erros.

Também é possível afirmar que controlando estrategicamente as compras, a empresa ganha significativa redução de custos. Este ganho é possível com a negociação mais estreita de mercadorias e serviços, mas também pelo fato de ter uma equipe mais reduzida na área de suprimentos. Ou seja, as pessoas envolvidas podem se dedicar a outras atividades, potencializando suas entregas para a empresa.

Além de tudo isso, o gerenciamento estratégico de compras, permite que a empresa tenha em mãos mais insumos na hora de negociar com seus próprios clientes. Uma vez que está tudo sob controle, é possível ter uma visão clara das margens de lucro, bem como ser mais preciso na hora de prometer entrega e flexibilidade para negociar.

E a gestão estratégica de compras é feita com pessoas altamente qualificadas, por isso a Vorätte oferece cursos e treinamentos na área de Suprimentos, com sólida experiência em processos de redução de custos, otimização de contratos, planejamento e reorganização estrutural. Conheça melhor nossos treinamentos e o que podemos fazer para agregar maior valor ao seu negócio ► Visite nosso site.


Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECENTES
bottom of page