top of page

Strategic Sourcing

NA SUA ESSÊNCIA
BEM-VINDO,

Meu nome é Renato Honorato e sou Diretor de Suprimentos da maior empresa educacional do mundo. Mas, eu não comecei minha carreira aqui não! Deixa eu te contar sobre minha carreira e a ideia deste blog.

 

Comecei, sem entregar minha idade, opa! minha experiência, na Nestlé, na área de Inteligência de Compras (COE - Center of Excellence). Na época, não tinha este nome bacana, chamava-se Desenvolvimento de Novos Fornecedores. Éramos gerenciados pelo meu amigo e mentor, Willliam Zancarli, cuidávamos de toda a base de dados da Nestlé, claro que no tocante a Compras, desenvolvimento de novos fornecedores, estatísticas, apresentações e até o TI de Compras. Naquela época, não tínhamos um TI centralizado. Trazendo para o mundo atual, era como se fôssemos responsáveis pela Análise da Demanda e Análise dos fornecedores.

 

Depois disto, galguei algumas posições dentro da Nestlé, mas não somente em Compras. Passei por uma área que era responsável pelas estatísticas de Supply Chain, fiz um estágio num Centro de Distribuição (SBC) e passei um tempo implementando o SAP, numa área que chamavam de GLOBE (Global Business Excellence).

 

Neste meio tempo, tive meu primeiro contato com o Strategic Sourcing. A AtKearney implementou um projeto nas principais categorias nossas, utilizando esta fantástica metodologia de negociação e estruturação estratégica de um processo de Compra. Já naquela época entendíamos que não podíamos mais ficar pedindo "descontinho" para o fornecedor. A melhor forma era construir um processo robusto de uma estratégica técnica que conseguia dessecar o custo do fornecedor e extrair a verdade do valor real de compra por detrás dos números.

 

Ao final da implementação do SAP, fui convidado a retornar a área de Compras para ser o head de compras de materiais e serviço. Foi uma experiência gloriosa com muitos desafios, pessoas interessantes, negociações que realmente me fizeram um grande negociador e estrategista.

 

Depois de um convite irrecusável, saí da Nestlé e fui para a DHL, uma gigante no mundo da Logística. Esta mudança me promoveu a Diretor de Compras. Outras grandes experiências magníficas aconteceram na minha carreira. Tive a oportunidade de conhecer um processo robusto de Compras global, criação de uma área de serviço compartilhado, responder para uma matriz complexa de dashed e dotted line, ser um head regional, trabalhar com ferramentas para todo o processo de compras - desde o controle dos savings até os contratos. Também, fiz um processo de shadow com um par, americano, com muito conhecimento de compras, valeu cada segundo. Também, e mais uma vez, a DHL tinha o processo de Strategic Sourcing muito enraizado e me ajudou a consolidar meus conhecimentos nesta metodologia.

 

Outra grande passo na minha carreira ... comecei a trabalhar numa empresa que é um fenômeno pelos seus dirigentes e pela forma que governa. Aprendi, a montar uma equipe de altíssima performance e a lidar com as adversidades do dia-a-dia numa área que tem uma diversidade de clientes e expectativas muito grande.

 

Aqui na Kroton, também, contratamos outra consultoria de primeiríssima linha para treinar e desenvolver um projeto de Strategic Sorcing que englobava o desenvolvimento do time e ajuda em algumas categorias. Tudo isto para acelerar o conhecimento e entregar os resultados mais rápidos.

 

Agora, você entende, qual será o tema principal deste nosso blog??!! Não poderia ser diferente, a metodologia do Strategic Sourcing é a melhor forma, pelo menos na minha opinião, de estruturar, estrategicamente uma abordagem de negociação. Se, há alguns anos atrás já era inadmissível negociar pedindo desconto para o fornecedor, hoje em dia, com toda a tecnologia que temos, é simplesmente inimaginável.

 

A partir dos próximos posts, já vamos entrar no conceito do Strategic Sourcing e nos passos que o compõe.

 

Espero que você goste do assunto e continue lendo todo o material que eu produzir.

FALE COMIGO

Envie um e-mail: comercial@voratte.com.br

RENATO HONORATO

Diretor de Estratégia da Vorätte

bottom of page