top of page

Porque empresas devem considerar o Strategic Sourcing?


strategic sourcing

Muito se fala dos benefícios do conhecimento em Strategic Sourcing para compradores, já que essa é uma maneira robusta de escalar em direção ao topo para profissionais que buscam fazer carreira na área.

Mas e para as empresas? Quais seriam os benefícios para a equipe, para o gerente ou um diretor de compras e para a corporação como um todo? Será que vale a pena investir na sua equipe com conhecimento e treinamento em Strategic Sourcing?

Eu garanto que os benefícios da metodologia vão muito além de crescimento para apenas quem recebe o treinamento e aplica o Strategic Sourcing. E por vários motivos.

Podemos começar falando sobre transparência. Tanto para a governança quanto para a auditoria. Quando o processo está muito bem montado é um facilitador para todas as áreas.

Outro ponto é que em algum momento o comprador, o gerente e o diretor de compras vão perceber que não tem mais como negociar com o fornecedor. E se a empresa ainda não chegou nessa fase pode apostar que em algum momento chegará. Negociar no caso é trazer economia, inovação, melhoria de processo.

Aquela velha fórmula de pedir descontinho para fornecedor e blefar, já funcionou, mas cada vez vai funcionar menos e vai ficar mais difícil negociar com o fornecedor nessas condições por dois motivos:

1. O fornecedor vai começar a perceber esse jogo, pois ano após ano a empresa e o próprio comprador entram nesse ciclo vicioso de fazer as mesmas perguntas, de usar os mesmos blefes. O vendedor não é bobo, ele sabe mito bem como jogar esse jogo. Então dia após dia você terá menos saving, pois sem conhecimento de categoria, do negócio, acabam as argumentações. Para ter boas argumentações é preciso conhecer o que está comprando, a especificação, o que tem de novo no mercado, os produtos substitutos... E você só conhece isso por meio do Strategic Sourcing.

2. O fornecedor já foi tão espremido que não tem mais de onde tirar. Aí fica aquela brincadeirinha que algumas empresas ainda fazem, em que o fornecedor sabe quanto o comprador vai pedir de desconto, o comprador acredita que o vendedor deu aquele desconto e sai achando que fez uma grande negociação. Isso inclusive tem um nome: vício do comprador.

Com o Strategic Sourcing a área de compras consegue trazer mais saving e usando as técnicas da metodologia isso fica mais natural. Já falamos aqui do benefício disso e da velocidade com que o comprador consegue demostrar o uso da metodologia para a empresa e para o fornecedor, que passam a perceber a mudança e é benéfica para todos os lados, inclusive para a empresa, que consegue extrair mais economia com mais qualidade e com mais perenidade.

(Boas) mudanças são bem-vindas

As transformações de uma empresa que passa a aplicar o Strategic Sourcing são inúmeras. Há uma mudança, por exemplo, na relação de compras com o cliente interno. O cliente interno entende que o processo está menos burocrático, que a área de compras está mais engajada, pois passa a conhecer daquilo que está comprando. Há uma aproximação entre os dois lados.

Além disso, a área de compras passa a entender melhor o negócio e, assim, traz mais resultado com mais qualidade e perenidade, traz também inovação e diferenciais para o que o negócio está esperando. Com menos foco em preço e mais foco em custo.

Outro ponto que vale destacar é que rodar o Strategic Sourcing facilita a resolução de problemas, porque claro que há problemas, não estamos no mundo perfeito de Alice. Isso porque ao rodar a ferramenta é possível entender os riscos e, com isso, se programar com ações para corrigi-los. Um bom processo de Strategic Sourcing prevê um mapeamento e mitigação dos riscos.

Há também uma fidelidade maior com os fornecedores, resultado de uma aproximação e parceria. Para se ter uma ideia, segundo estatísticas, 70% dos fornecedores são mantidos quando o Strategic Sourcing é rodado.

Ganha todo mundo

No treinamento de Strategic Sourcing da Vorätte, abordamos as ferramentas usadas na metodologia, e vamos além. Falamos sobre como se relacionar com o fornecedor, com o cliente interno e, por isso, o curso fica muito completo. Debatemos o marketing pessoal e como mostrar essas melhorias.

A ideia é ter cada vez mais profissionais de compras capacitados, para verdadeiramente fazer a diferença, dentro da empresa, no mercado, fazendo grandes negociações. Não tem nada melhor que ter uma equipe de alta performance, que realmente consiga entregar e desenvolver, pois isso impulsiona todo mundo, inclusive o diretor e o gerente. Quando você tem uma equipe gabaritada de altíssima performance todo mundo sai ganhando.

POSTS RECENTES
bottom of page