Dicas de como fazer a gestão de compras
Os gestores das organizações precisam entender a necessidade da aquisição de qualquer item que sua empresa compra, – para, assim, desenvolver o negócio de modo a evitar prejuízos. Por isso é importante realizar um planejamento de compras para o funcionamento de qualquer empresa, seja grande ou pequena.
Esse planejamento é determinante para o resultado da atividade, pois é a partir do seu custo que se pode calcular um bom preço de venda, além de organizar as contas a pagar e a receber – o chamado fluxo de caixa. Devido à complexidade e à competitividade do mercado de hoje, desenvolver essa preocupação tornou-se primordial para adquirir vantagens competitivas, como oferecer um preço melhor ao consumidor, enxugar os estoques e definir com precisão as margens de lucro. Neste post você vai entender o que é a gestão de compra e como fazer a sua administração através de seis dicas para manter a gestão de compras e os estoques alinhados e por que melhorar seu planejamento de compras.
O QUE É GESTÃO DE COMPRAS?
A gestão de compras ou administração de compras é definida como atividade responsável pela aquisição de matérias-primas e materiais para uso interno da empresa, sempre levando em consideração as políticas específicas determinadas em cada organização. Esse processo inclui cálculos relacionados às despesas com estocagem e depreciação. O gestor de compras deve elaborar um planejamento para realizar as aquisições no período apropriado, na quantidade correta e verificar se tudo o que foi solicitado foi recebido corretamente, além de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de fornecedores. Vale um destaque também para a importância do setor de gestão de compras em desenvolver uma cadeia produtiva com a responsabilidade social esperada pela empresa e pelos consumidores.