top of page

Suprimentos 4.0: Abertura para Inteligência de Compras


inteligência de compras

A tecnologia e seus gadgets estão invadindo cada vez mais as empresas. A nova versão 4.0 começou nas indústrias. O termo se refere à integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o seu uso. Em outros países, onde a indústria 4.0 está mais avançada, ela já propiciou o aumento da produtividade e a redução de custos de manutenção de equipamentos e do consumo de energia e o aumento da eficiência do trabalho.

O estudo Oportunidades para a Industria 4.0: aspectos da demanda e oferta no Brasil, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que esta mudança tecnológica ainda é e está muito lenta, pelo menos aqui no Brasil.

A versão 4.0 está a diretamente associada a era digital e nela estão contidas tecnologias como: Blockchain, Chatbot, Big Data, Analytics, Machine Learning, Business Intelligence e cloud computing.

Uma vez que a era digital atingiu a indústria em cheio, nós de Suprimentos não estamos fora e muito menos longe disto. E quanto mais preparados estivermos, mais poderemos apoiar nossos stakeholders.

Em meados do mês de maio, estive no Rio de Janeiro, no SAP Ariba Executive Meeting conversando sobre a Era Digital em Suprimentos. Entendemos que estamos caminhando, assim como as indústrias. Mas, não podemos fechar os olhos e acreditar que estamos sozinhos num mundo globalizado. As indústrias, e quando falo em indústria estou me referindo a todos os setores, com matriz nos EUA e Europa estão, ainda segundo estudo da CNI, mais avançados que nós para o "Digital".

Então, vamos tentar entender como podemos aproveitar toda esta tecnologia na área de Suprimentos. Antes disto ainda, existe uma área, que não é nova em Suprimentos, mas que tem ganhado muita força nos últimos anos e que pode, e na minha opinião deve, ser a grande protagonista desta virada em Suprimentos. A Inteligência de Suprimentos (Business Intelligence), se bem estruturada, tem a capacidade de analisar dados (Analytics) e cruzar todos estes dados (Big Data) de forma a trazer diferentes maneiras de estruturar a estratégia de negociação das áreas de Suprimentos. Isto alinhado aos compradores, através do Strategic Sourcing, vira uma forte arma para seguir reduzindo custo nas cadeias de valores sem precisar continuar "espremendo as mesmas laranjas".

Olhando mais a fundo a metodologia Strategic Sourcing, o Business Intelligence, o Big Data e o Analytics estão presentes nos dois primeiros passos do Strategic Sourcing: Análise da Demanda e Análise do Mercado Fornecedor. Bem, pensando melhor, o blockchain, machine Learning e o cloud computing, também. E, aí é o momento em que você se pergunta: "Mas como Renato?". Pare um pouco, não leia ainda o final deste artigo... pense... tire suas próprias conclusões, depois confronte com o que irei escrever a seguir. Infelizmente não estamos em um dos meus webinars ou até treinamento para que possamos debater isto ao vivo!

Business Intelligence, Big Data e Analytics, explico e dou um exemplo no artigo abaixo. Se você não leu, sugiro a leitura. Se leu, vale reler.

O Machine Learning vai nos ensinar a ser mais produtivos e nos trará mais capacidade em fazer análises mais precisas, rápidas e confiáveis. O blockchain será nosso grande parceiro na governança em conjunto com cloud computing, onde protegerá nossos dados e armazenará todos estes dados num local seguro, confiável e acessível.

Ainda quero falar muito sobre estes assuntos. Entendo que estamos entrando na Era de Ouro para Suprimentos, e quero contar para vocês como Suprimentos pode ser o protagonista desta nova fase para a Industria 4.0.

Como você está se preparando para esta nova Era? E, você líder? Está preparado para liderar seu time para Suprimentos 4.0?

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RECENTES
bottom of page