top of page

Não fazer encontro trimestral com os principais fornecedores


strategic sourcing

Eu aprendi que é muito importante ter uma agenda fixa para reunião de alinhamento com os meus principais fornecedores. Você já deve saber ou já deve ter lido algum post meu falando sobre a dificuldade de encontrar e reter bons fornecedores.

Trabalhei em uma empresa que aplicava um método de avaliar seus serviços com reuniões trimestrais com seus principais clientes. Eles chamavam de Quartely Business Review (QBR). Participei de algumas dessas reuniões e adaptei o conceito para uma avaliação trimestral com o meus principais fornecedores.

Nesta reunião falamos do serviço prestados, inovação e do futuro do fornecedor e/ou do serviço prestado. Dessa forma, caso exista algum problema na prestação de serviço, podemos já identificá-lo, mapear e criar um plano de ação que será acompanhado e finalizado no próximo QBR.

Se você ainda não tem a cultura de se reunir com seus principais fornecedores, sugiro a criação ou aplicação de uma rotina que ajude a conhecer melhor o nível de serviço prestado, mapear e endereçar as dificuldades dos seus clientes internos e fornecedores e o que esta categoria tem inovado.

Aproveite para "gastar" um tempinho com seus parceiros de negócios para aprender mais sobre uma categoria, produto ou serviço. Se você não sabe como identificar quais são suas principais categorias ou fornecedores, convido-o a ler meu post sobre Matrix Kraljic.

Um grande abraço.

Renato Honorato

POSTS RECENTES
bottom of page